MENU
5 dicas para você diminuir o consumo de doces no dia a dia
19/05/2021 21:54 em Artigos

O desejo de comer um docinho após as refeições, principalmente depois do almoço, é comum para muita gente. Isso ocorre porque o consumo de doces está diretamente relacionado à produção de serotonina no organismo, que é a responsável pela sensação de bem-estar e pelo bom humor.

Entretanto, o consumo exagerado de doces pode tornar-se uma compulsão, gerando muitos problemas para a saúde, incluindo doenças graves. Além de, é claro, esse hábito ser um obstáculo para as dietas e controles alimentares.

Por isso, encontrar alternativas saudáveis para saciar a vontade de comer doces pode garantir mais qualidade de vida para você. Quer descobrir como fazer isso? Continue lendo esse artigo

Hábitos saudáveis na sua rotina 

Para diminuir o consumo de doces, o ideal é que você introduza alguns hábitos mais saudáveis na sua rotina. Mas não precisa se desesperar, isso deve ser feito aos poucos e com muita paciência. 

A boa notícia é que é tudo muito simples e essa mudança trará diversos benefícios para o seu dia a dia. Entre eles, podemos citar o aumento de energia e disposição, além de uma melhora na saúde do seu corpo e mente a longo prazo. Confira as nossas dicas abaixo: 

Beba mais água

Beber água adequadamente é fundamental para o desempenho do corpo. E quando o objetivo é diminuir o consumo de doces, estar sempre hidratado(a) é fundamental. Isso porque a água contribui para o funcionamento dos órgãos, principalmente o fígado, que transforma o glicogênio em glicose, nossa principal fonte de energia. 

Pratique exercícios físicos

Ao contrário do que se pensa, a prática de exercícios físicos não é indicada apenas para quem deseja perder peso. Na verdade, esse hábito deveria fazer parte da rotina de todo mundo que deseja manter a saúde em dia. Além disso, durante os exercícios físicos o nosso corpo libera serotonina, a mesma presente nos doces e que é responsável pela sensação de bem-estar 

Não fique mais de três horas sem comer

Geralmente quando passamos muito tempo sem comer ocorre a falta de energia no nosso corpo, que aumenta a vontade de consumir carboidratos e doces. Por isso, o ideal é comer pouco, mas de 3 em 3 horas. Isso ajudará a regular os níveis de açúcar no sangue e reduzirá a vontade de consumir doces 

Coma frutas

Inserir frutas na sua alimentação é imprescindível para diminuir os doces. Isso porque elas são ricas em fibras e frutose, que diminuem a absorção de açúcar no organismo. Além disso, são responsáveis por aumentar a saciedade e equilibrar a glicemia, que reduz a fome. 

Opte por chás após as refeições 

Incluir alguns chás no seu dia a dia pode ser uma ótima alternativa para diminuir essa vontade de comer doces. 

Isso porque geralmente são muito aromáticos, o que gera a sensação de ter ingerido os doces - é possível até mesmo encontrar chás com sabor de sobremesa - como o chá sabor cookie

Além disso, em geral os chás ativam o metabolismo e ajudam na digestão dos alimentos.  

Entre as opções de chá para fazer essa substituição, opte sempre por aqueles que não possuem adição de açúcares. Se preferir adoçar, evite o açúcar refinado e escolha adoçantes naturais, como a stevia. 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!