MENU
Cosméticos vegano: conheça as vantagens de incluir esses produtos na sua rotina
19/05/2021 20:02 em Artigos

Produtos à base de ativos naturais são mais benéficos para a saúde e o meio ambiente

Nas prateleiras de produtos de beleza, uma tendência ganha espaço para aqueles que buscam por autocuidado com consciência. Os produtos veganos e naturais, há algumas temporadas, são opções para quem já vem se questionando sobre composições e processos de produção que sejam mais sustentáveis e justos.

Os cosméticos são considerados veganos quando em sua fórmula não contém nenhuma matéria-prima de origem animal e que não sejam testados em animais.

No Brasil, a Sociedade Vegetariana Brasileira é a entidade responsável por conceder a produtos de diversas categorias (alimentos, cosméticos, higiene, limpeza e calçados) um selo vegano confiável e reconhecido nacionalmente, que atesta a procedência do item.

Já os cosméticos naturais são aqueles feitos a partir de matérias-primas naturais e que não têm em sua composição itens derivados do petróleo, fragrância ou essência artificial e ingredientes transgênicos. Além disso, para que um cosmético seja considerado natural, é obrigatório que seja cruelty free, isto é, livre de crueldade animal.

Um produto vegano normalmente é também natural. Para ajudar a entender um pouco mais do universo dos cosméticos, veja a seguir alguns motivos para incluir os produtos no seu dia a dia.

Livres de crueldade

Os produtos veganos prezam pelo bem-estar animal, ou seja, são 100% livres de crueldade. Ao optar por eles, você deixa de contribuir indiretamente para a exploração animal para a obtenção de matérias-primas e, ao mesmo tempo, que animais continuem sendo utilizados em testes.

Diminuem o impacto ambiental

Empresas que investem nesse segmento procuram atender o cliente por completo e pensam em todo o impacto ambiental que podem causar – desde a produção até o descarte do material. Logo, na maioria das vezes, as embalagens são recicláveis, o que gera menos resíduos, preserva a natureza e torna-os mais sustentáveis.

Extremamente nutritivos

Os princípios ativos desses cosméticos são ricos em vitaminas e óleo vegetal, o que traz  força e brilho ao cabelo e permite que a pele fique mais sedosa, vibrante e jovem – diferentemente dos produtos químicos agressivos, que podem acelerar o envelhecimento da pele.

Ideais para peles sensíveis

Por conter menos ingredientes, os cosméticos veganos de origem natural são menos agressivos ao corpo e, por conseguinte, oferecem um risco menor de provocar alergias. Por este motivo, é recomendado que pessoas com peles sensíveis utilizem esse tipo de produto, já que as chances de causar algum dano são baixas.

Melhores para o corpo

A pele é considerada o maior órgão do corpo humano. Por conta disso, é muito importante ter cuidado com o que é colocado nela, tendo em vista que tudo será absorvido diretamente pela corrente sanguínea. A qualidade da pele pode ser um reflexo de como os órgãos internos estão se sentindo. Portanto, optar por produtos de beleza que contenham apenas itens naturais garante não só uma melhor aparência, mas maior segurança para o corpo.

Ter uma rotina de cuidados é importante, mas é preciso ir além disso para melhorar a saúde do corpo, tanto por dentro, quanto por fora. Uma alimentação rica em vitaminas e nutrientes é essencial para a saúde da pele e do corpo. Além disso, suplementos como a albumina, que cabem bem para alguns grupos de vegetarianismo, também podem ajudar, especialmente para quem não consegue atingir os níveis de vitaminas somente pela alimentação.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!