MENU
Entenda quais são os principais cuidados que inquilinos com animais de estimação devem ter em um apartamento alugado
14/05/2021 21:12 em Artigos

Donos de pet devem conhecer seus direitos e deveres

O brasileiro gosta mesmo de animais de estimação. Segundo a última Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, 46,1% dos domicílios no país cerca de 48 milhões possuíam pelo menos um cachorro e 19,3%, um ou mais gatos. A mesma pesquisa feita em 2013 estimava 44,3% e 17,7%, respectivamente, ou seja, aumentou o número de famílias brasileiras que têm um pet entre os seus integrantes.

 

Esse boom na adoção e compra de animais de estimação causou uma verdadeira revolução no mercado. O bem-estar dos bichinhos tem sido cada vez mais levado em conta. Por isso, a cada dia que passa, são oferecidos mais serviços exclusivos para eles – desde pet shops, centros de adestramento, dog walkers até resorts e planos de saúde para cachorro e gato. Da mesma maneira, o mercado imobiliário precisou se adaptar ao novo cenário, já que uma quantidade maior de inquilinos com pets tem buscado alugar um imóvel.

 

Como ter bichinhos em um apartamento alugado sem problemas

 

São muitas as dúvidas em relação a este tema. Primeiramente, é preciso deixar claro que a legislação não permite a proibição de animais de estimação em condomínios, mas os proprietários podem fazer essa restrição quando forem alugar o seu imóvel, uma vez que os contratos firmados são privados. Ao condomínio cabe impor regras para o uso das áreas comuns, assim como interferir nos casos em que a presença do animal ponha em risco a saúde e segurança dos demais moradores. 

 

Para evitar mal entendidos, o locatário deve ler todo o contrato de aluguel e verificar se existe alguma cláusula que proíba a presença de animais de estimação no imóvel. 

 

Sobretudo, os donos de pet devem se atentar para alguns cuidados básicos que devem ter ao manter animais de estimação em apartamentos alugados. Algumas das reclamações mais recorrentes têm a ver com barulho e higiene. Portanto, separe um tempo para levar o cachorro para passear, pois isso evita que ele fique estressado dentro de casa e comece a latir e ganir com frequência, incomodando a vizinhança. Além disso, lembre-se de manter a higiene do bichano, com banhos frequentes e todas as vacinas em dia.

 

Criar um animal de estimação em um apartamento alugado é uma realidade, e, em tempos de isolamento social, ter a companhia de um deles deixa as pessoas mais felizes. Conhecendo os seus direitos e deveres e considerando o bem-estar do pet e as regras de convivência do condomínio, os inquilinos donos de pet podem viver em harmonia com a vizinhança.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!