MENU
Saiba quando iniciar sua reforma em apartamento
17/03/2021 09:45 em Artigos

Elas são o verdadeiro terror dos vizinhos, principalmente para quem faz home office, mas, em alguns casos, obras não podem ser adiadas

O isolamento social para quem mora em um condomínio pode acabar se tornando uma verdadeira loucura, não é? Basta juntar a inquietação das crianças, o ensino a distância, o trabalho remoto e as benditas reformas para obter a fórmula perfeita de como gerar uma série de problemas de convivência com os vizinhos.

Para não piorar uma situação que já não está agradável para todos, em momentos como este, é importante exercer a empatia e o pensamento coletivo na hora de ponderar o que é uma verdadeira necessidade do que é apenas um capricho. Imagine, por exemplo, as inúmeras profissões que podem estar sendo exercidas na porta ao lado.

Pode ser que você tenha um vizinho advogado que precisa participar de audiências online, ou até mesmo atender clientes. Já o vizinho psicólogo precisa de silêncio e concentração para lidar com seus pacientes, assim como os médicos que estão atuando por meio da telemedicina.

Sabemos que passar mais tempo em casa implica em querer resolver os problemas que não eram percebidos, mas especialistas afirmam que este não é o momento ideal para reformas que não são essenciais ao funcionamento de apartamentos ou prédios. Por isso, alguns fatores devem ser levados em consideração antes de decidir se uma obra deve ou não ser iniciada.

Além de promover maior circulação de pessoas externas nas áreas comuns do condomínio, as obras, principalmente aquelas que se estendem por dias, são um verdadeiro incômodo para quem está em home office. Afinal, ninguém consegue manter o foco enquanto escuta o barulho de uma furadeira de impacto, por exemplo.

Sendo assim, evite dar início às obras que têm apenas função estética e que podem causar muito barulho, como trocar pisos e quebrar paredes. É possível decorar ou adaptar um ambiente sem realizar grandes modificações. Busque por alternativas que te ajudem de imediato e deixe as mudanças concretas para o futuro.

Mas, caso seu apartamento esteja com problemas que possam causar danos ou prejuízos ainda maiores para o prédio ou para os vizinhos, não deixe de consertar. Solicite os serviços de um profissional qualificado logo nos primeiros indícios de vazamentos ou rachaduras, pois isso pode evitar a necessidade posterior de obras mais invasivas e barulhentas.

Situações que não podem ser adiadas podem ser adaptadas. Uma alternativa é flexibilizar o cronograma e diminuir o ritmo da obra. Realize os reparos apenas em meio período ou faça dia, sim, dia, não. O processo vai ser finalizado com maior lentidão, mas os vizinhos irão agradecer essa iniciativa. 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!