MENU
Casa do futuro: 3 tecnologias que você já pode ter
23/03/2021 22:14 em Tecnologia

Conheça alguns dos itens essenciais para montar sua casa inteligente

Cada vez mais, as casas inteligentes vêm ganhando popularidade, sendo impulsionadas pelo lançamento de vários tipos de aparelhos, que podem ser ligados à uma rede inteligente, por meio de uma conexão com a internet.

A possibilidade de ter os eletrodomésticos e eletroeletrônicos trabalhando de maneira conjunta soa muito positiva para a população geral, especialmente com a perspectiva de uma rotina facilitada.

Pouco tempo atrás, ter uma casa tecnológica parecia impossível. A tecnologia, porém, evoluiu muito rápido, facilitando o acesso a este tipo de item, sem a necessidade de um investimento exorbitante. Há casas completamente inteligentes que demandam tempo e compra dos aparelhos certos, mas é possível começar aos poucos, adquirindo os produtos conforme a necessidade dos moradores da casa.

Assistente virtual

Um dos primeiros passos para montar uma casa inteligente é adquirir uma assistente virtual. Grandes empresas, como a Amazon e o Google, já lançaram suas versões deste tipo de sistema – Alexa e Echo, respectivamente –, com múltiplas funções para tornar a vida mais simples. Com o uso de uma assistente virtual eletrônica, é possível configurar alarmes, buscar informações referentes à previsão do tempo e às principais atividades, executar playlists e várias outras coisas.

Além dessas funções, a assistente virtual é uma das ferramentas principais para controlar o restante dos equipamentos inteligentes em casa, já que ela conversa com smart TV, eletrodomésticos e lâmpadas inteligentes, permitindo que a luz de um certo cômodo seja ligada ou desligada, por exemplo.

Robô aspirador

Outro item inteligente e muito útil para ajudar na rotina do dia a dia é o robô aspirador, artigo que vem ganhando cada vez mais popularidade, mesmo entre quem nunca pensou em montar uma casa inteligente.

O robô serve como um pequeno aspirador de pó que limpa a casa sozinho, sendo controlado por meio de smartphone ou controle remoto, dependendo do modelo. Alguns ainda possuem a função de passar pano na casa, além de conter um senso de obstáculos, evitando que fique batendo nos móveis.

Eletrodomésticos inteligentes

Para quem quer entrar de cabeça no mundo das casas inteligentes, um dos maiores passos é comprar um eletrodoméstico que tenha a capacidade de se integrar com o restante dos elementos automáticos da casa, como a assistente virtual.

Existem modelos de geladeiras com
display na porta que indicam os tipos de alimentos armazenados ali e avisam quando alguma coisa está acabando e deve ser reposta. Eles ainda podem se conectar com a assistente virtual ou o smartwatch para incluir o item na lista de compras do mercado – tudo de maneira automática.

Fogões e máquinas de lavar não ficam para trás, com modelos que contam com dispositivos de segurança e um sistema personalizado, que adapta o tempo de funcionamento para o prato em questão ou a quantidade de roupa que está sendo lavada.

Especialmente após a quantidade de investimentos colocados na montagem da casa inteligente, é importante contratar um serviço de seguro residencial, de preferência uma opção com ampla cobertura, contra acidentes ou situações de causa externa.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!