MENU
4 passos para proteger as informações bancárias no celular
02/09/2021 11:41 em Tecnologia

Aparelho guarda dados importantes; saiba como se prevenir de ataques hacker

Hoje, usamos o celular para tudo – desde fazer chamadas de vídeo até agendar as compras do mês no nosso mercado favorito. Os avanços tecnológicos chegaram a tal ponto que hoje o smartphone também funciona como agência bancária, e, através do aplicativo do banco, podemos realizar desde as transações mais simples, como pagamentos e transferências, até as mais complexas, como contratação de crédito.

É muito melhor não enfrentar a fila da agência e fazer quase tudo pelo celular. Mas, com a praticidade, também vieram os perigos. Os aplicativos bancários têm um sistema de segurança complexo, mas os crimes digitais têm se aprimorado e, caso você não tome os devidos cuidados, o seu celular pode ser facilmente invadido. Vejamos a seguir como você pode proteger seus dados bancários contra ataques de hackers.

1) Insira senhas no celular e nos aplicativos

Caso você perca o seu smartphone, a primeira pessoa que o encontrar não deve conseguir extrair os seus principais dados, como e-mail, contatos, fotos e informações bancárias. Defina uma senha longa, com números, letras e símbolos. Não é um grande fã de senhas? Tudo bem. A biometria e a identificação facial são alternativas fáceis e rápidas. Além disso, certifique-se de que os aplicativos bancários também estejam bloqueados por senhas.

2) Ative a verificação em duas etapas

Essa é uma medida de segurança que muita gente não gosta, mas que é muito importante. A verificação em duas etapas adiciona mais uma camada de segurança ao seu dispositivo e o protege contra o acesso de estranhos, mesmo que eles conheçam a sua senha. A maioria dos aplicativos bancários só confirma transações financeiras após a autenticação de dois fatores, via token, SMS, ligação, entre outros.

3) Cuidado com as tentativas de phishing

Mesmo que você tenha um smartphone de última geração, como o A30s, todos os seus dados podem vazar se você cair em um golpe de phishing. Evite clicar em links de e-mails desconhecidos e abrir anexos suspeitos. Não tente acessar sua conta bancária através de e-mails aleatórios; em vez disso, vá diretamente para o site do seu banco e faça login com os seus dados bancários e sua senha.

4) Use os apps bancários em redes seguras

Quando realizar uma transação bancária pelo celular, use de preferência uma conexão privada e desligue o wi-fi quando estiver em um local público. Se isso não for possível, considere o uso de um aplicativo VPN, que oferece uma conexão criptografada – logo, mais segura. Além disso, desative o bluetooth quando estiver fora de casa, a menos que seja absolutamente necessário.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!