MENU
A inteligência artificial aplicada à realidade
28/11/2019 22:14 em Tecnologia

Os esforços para desenvolver programas de inteligência artificial vão muito além do objetivo de ganhar partidas de xadrez e pôquer. A estratégia é, a partir de experimentos como estes, poder levar a IA aos problemas da vida real.

"Com o tempo, você passa a lidar com outro jogador, tentar antecipar as ações, ter um planejamento estratégico de longo prazo, e todas essas habilidades para jogar um jogo você tem que ter na vida também. E por causa disso, o jogo é uma plataforma muito natural para validar todas essas ideias de inteligência artificial", explica o brasileiro Marlos C. Machado, doutor em inteligência artificial em Alberta, no Canadá.

Os jogos captam muitas coisas que podem ser relacionadas à inteligência artificial, como ter que planejar em tempo real e pensar nas consequências das ações tomadas.

Pesquisadores de importantes projetos de inteligência artificial capazes de derrotar jogadores profissionais entre os melhores do mundo, em diferentes modalidades, como o DeepStack, Libratus e Pluribus, confirmam esta teoria de que se a IA é capaz de dominar jogos tão complexos, então também consegue lidar com problemas reais e com o mesmo nível de deificuldade.

Tomando o exemplo de um jogo de pôquer, as estratégias de negociações são similares, pois há uma proposta (aposta), uma contraproposta (raise) e as partes envolvidas que precisam analisar a situação para descobrirem até que ponto a outra está disposta a chegar. "O computador não pode vencer no pôquer se não blefar. Desenvolver uma inteligência artificial que possa fazer isso com sucesso é um tremendo passo à frente cientificamente e tem inúmeras aplicações. Imagine que o seu smartphone um dia conseguirá negociar o melhor preço de um carro para você. Esse é apenas o começo", afirmou o chefe do departamento de Ciência da Computação da Carnegie Mellon, Frank Pfenning, ao texto sobre o Libratus, no site da universidade.

No blog do site de jogos de cassino Betway, você encontra um infográfico completo sobre as principais funcionalidades da inteligência artificial, provando que ela já está presente por toda parte no nosso dia a dia, como na medicina, no entretenimento, a mobilidade urbana, relacionamento com o cliente e muitos outros setores.

*infográfico*

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!