MENU
5 alternativas para quem busca uma vida mais saudável
16/02/2021 10:42 em Atualidade

Se você está em busca de uma vida mais saudável, aproveite para conferir essas 5 dicas de como começar!

Existe uma relação direta entre sua dieta, a prática regular de atividades físicas e sua saúde. Sua nutrição é um fator chave quando se trata do bem-estar físico, mental e social. E é importante para prevenir doenças.

 

Outros fatores também podem determinar se você vai ficar doente ou permanecer saudável. Um bom exemplo são as atividades físicas. Um estilo de vida sedentário geralmente está associado a um risco aumentado de doenças crônicas, perda de movimento e diminuição da saúde imunológica. 

 

O problema é que, mesmo sabendo disso, algumas pessoas ainda preferem priorizar suas agendas lotadas e cheias de compromissos. E a situação fica mais grave quando percebemos que a pandemia do coronavírus veio para tornar esses maus hábitos ainda piores.

 

Com isso em mente, vamos apresentar algumas alternativas para quem precisa adotar um estilo de vida mais saudável, mesmo durante uma rotina agitada. 

Tudo começa com os hábitos corretos

Você acha que se cuidasse melhor da saúde poderia se sentir melhor e aumentar sua produtividade? É fácil adiar hábitos de vida saudáveis, mas você não precisa esperar pelo Ano Novo para começar a planejar um estilo de vida mais saudável. 

 

Se você acha que precisa fazer melhorias em sua rotina, saiba que não está sozinho. Reservar um tempo para reavaliar alguns hábitos faz parte da vida!

 

Embora seja difícil abandonar velhos hábitos, um estilo de vida saudável pode lhe dar mais energia, melhorar a saúde mental e pode aumentar suas chances de derrotar doenças.

 

Veja essas 5 dicas para dar início a sua nova rotina!

1 - Inclua frutas e vegetais na sua dieta

Adicionar frutas e vegetais é a base perfeita para iniciar uma rotina saudável. Os vegetais, como as verduras e as frutas, contêm grandes quantidades de nutrientes, como vitaminas e antioxidantes, que ajudam a estimular o sistema imunológico e a combater as toxinas que causam doenças. 

 

Os antioxidantes ajudam a combater doenças oculares, promovem a saúde da pele e a saúde geral. 

 

A Organização Mundial da Saúde recomenda comer frutas e vegetais como parte regular de sua dieta para que você tenha uma chance melhor de lutar contra alguns tipos de câncer e doenças cardíacas. 

 

Certifique-se de comer cinco a nove porções de vegetais e frutas variadas por dia.

2 - Beba água!

Você pode economizar dinheiro e melhorar sua saúde bebendo água ao longo do dia. O líquido natural oferece os benefícios da hidratação, nutrição e melhoria do bem-estar. 

 

A água pode limpar as toxinas do corpo, melhorar a função cerebral, energizar os músculos, controlar o ganho de peso e equilibrar a temperatura e os fluidos corporais. 

 

Recomenda-se beber cerca de 8 copos ou cerca de 2 litros de água por dia.

3 - Cuide da sua saúde mental

Quando se trata de construir um estilo de vida mais saudável, é fácil se concentrar nos aspectos físicos da saúde e ignorar a manutenção mental. 

 

Lembre-se de que sua saúde mental é a base de sua saúde geral. 

 

É importante gerenciar e avaliar seus sentimentos no dia a dia. Se você se sente negativo em relação aos outros, pode causar mais infelicidade no trabalho, na escola ou em sua vida social. Algumas maneiras de melhorar sua saúde mental incluem:

 

  • Exercício;

  • Socializar com seus entes queridos;

  • Juntar-se a um clube;

  • Dormir de 7 a 9 horas todas as noites;

  • Fazer algo criativo.

 

Se você continuar a se sentir infeliz ou mesmo deprimido, consulte seu médico ou converse com um profissional sobre maneiras de melhorar sua saúde mental.

 

Aproveite também para se reconectar com seus amigos e familiares durante o isolamento proporcionado pela pandemia. 

 

Você pode aprender a usar novas tecnologias para manter contato com seus entes queridos. Aplicativos como Zoom ou Skype permitem que você faça chamadas virtualmente e se conecte com outras pessoas a qualquer hora do dia. 

 

Se você é ativo no Facebook, use o Messenger para bater papo ou jogar com seus amigos. Reserve um tempo para escrever uma carta à moda antiga para seu melhor amigo que você não se conecta há anos.

4 - Liberte-se do stress

Às vezes é benéfico parar, respirar fundo, relaxar e sair da rotina. Você pode ajudar a manter sua saúde física e mental descomprimindo-se após uma longa e estressante semana de trabalho ou escola. 

 

Experimente algumas atividades relaxantes para ajudá-lo a relaxar. Aproveite a meditação, ouça música, leia, assista a uma comédia ou faça exercícios. Essas atividades podem ajudá-lo a relaxar e causar sensações de felicidade e tranquilidade.

 

Manter-se ocupado e entretido durante a COVID-19 é muito importante. Ouvir música, assistir seus programas favoritos na Netflix, jogar quebra-cabeças online, assistir tutoriais do YouTube e aprender uma nova habilidade são algumas das ideias que você pode experimentar. 

5 - Exercício!

O corpo é verdadeiramente o templo da alma, e você não quer que esse templo desmorone! 

 

O exercício é uma ótima maneira de estimular a sua saúde e estudos demonstraram que a atividade física ajuda a melhorar a longevidade e a saúde geral. Tente se exercitar até três vezes por semana. 

 

A recomendação médica padrão é de 150 minutos de exercícios por semana ou uma hora, pelo menos, três vezes por semana. Escolha um horário conveniente. Você pode se exercitar por 30 minutos pela manhã para ficar energizado para o dia.

Lembre-se de manter seus treinos divertidos. Você deve aproveitar o treino e não sentir que é uma tarefa árdua. Algumas atividades físicas divertidas incluem:

  • Dança

  • Ioga

  • Aeróbicos

  • Corrida

  • Caminhada

Se você se sentir mais aventureiro, pode optar por algumas atrações mais intensas. Uma trilha ou um salto de paraquedas são bons exemplos de atividades radicais que você pode escolher.

 

Essas dicas de estilo de vida podem ajudá-lo a começar e manter hábitos saudáveis e mais felizes. Aproveite também para compartilhar esse conhecimento com outras pessoas. 

 

Dividir saúde e bem-estar pode ajudar a construir uma comunidade forte e feliz e uma vida plena!

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!