MENU
Comida viva: conheça a dieta crudívora e seus benefícios para a saúde
25/01/2021 12:29 em Atualidade

Alimentos crus aumentam consumo de nutrientes e colaboram com sistema imunológico 

A ingestão de alimentos crus é a base da dieta crudívora. Antes da invenção do fogo, o ser humano se alimentava de alimentos crus, portanto, não é uma novidade este tipo de consumo. Apesar de muitas pessoas incluírem em sua nutrição saladas e frutas, por exemplo, são poucas as que somente ingerem alimentos sem cozimento. A vantagem em se aderir a uma dieta crudívora é focar em alimentos que fazem bem para o corpo.

Deixa-se de fora dessa dieta os alimentos ultraprocessados, por exemplo, e investe-se na ingestão de alimentos ricos em nutrientes como frutas e vegetais. Por outro lado, há de se ter mais cuidado com a higienização dos alimentos, e a dieta restringe o consumo de proteínas animais, leguminosas e tubérculos. Enquanto o consumo de proteínas torna-se mais limitado, o de fibras, outras vitaminas e minerais aumenta com este tipo de dieta.

Há ainda variações da dieta crudívora. Enquanto algumas permitem que o alimento seja partido ou processado em pedaços menores, outras mais radicais demandam que o alimento seja consumido o mais próximo ao natural possível. Uma das vertentes tolera que a comida seja aquecida, desde que não passe dos 40ºC, para não perder nutrientes. Alguns consomem carne crua e outros restringem-se a uma dieta crua vegana ou vegetariana.

Para se aderir a uma alimentação crudívora ou parcialmente crudívora, o ideal é ter a maioria dos alimentos frescos, como frutas e vegetais, armazenados em geladeira, para que durem mais tempo. Também compõem a dieta as sementes e os grãos. Um dos preparos comuns da dieta crudívora é a germinação dos grãos e o consumo deles desta forma, ao invés de cozidos.

Além de inúmeras receitas de saladas e sucos que já são conhecidas, os livros de receitas com alimentos crus têm conquistado as prateleiras de diversas livrarias. Não há somente os preparos usuais, mas até receitas elaboradas de confeitaria aparecem fugindo do comum quando se pensa que quem adere a este tipo de dieta come como um coelho.

 

O sistema imunológico geralmente se fortalece com o consumo de alimentos vivos, como são chamados. Por outro lado, o ideal é ter o apoio de um especialista para ter certeza de que todos os nutrientes que o corpo precisa estão sendo ingeridos, evitando a deficiência de algum deles. Assim, a dieta crudívora faz-se presente para estimular o consumo consciente de alimentos ricos nutricionalmente e que colaborem com a saúde. 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!