MENU
Por que é importante envolver crianças no preparo dos alimentos?
19/10/2020 13:55 em Atualidade

Além da consciência alimentar, laços familiares são estimulados

pandemia trouxe um fenômeno para a rotina das pessoas: cozinhar e comer em casa com mais frequência. Com aulas suspensas e trabalhos remotos, todas as refeições acabam sendo preparadas em casa, o que pode ser desafiador principalmente para o paladar infantil.

Não é incomum a rejeição das crianças por certos grupos alimentares – normalmente, os mais saudáveis. Quando as ideias acabam e a criatividade parece não vir, preparações repetidas, usando os mesmos ingredientes, podem tirar o interesse dos pequenos.

Mas existem meios para mudar este cenário: uma adequação ao novo cotidiano, que aproxima as crianças dos alimentos, da família, além de ocupar o tempo extra na quarentena.


Comida saudável por aplicativo

Já que existem riscos ainda em comer fora, apps de delivery são utilizados quando bate a vontade de experimentar algo diferente. No entanto, isto não é desculpa para comer mal.

Existem lugares especializados em comidas saudáveis que fazem entrega por meio do aplicativo. No momento da escolha, inclua a criança na decisão do pedido.

Legado para a vida

O contato com a comida – de sua compra ao preparo – deve acontecer o quanto antes. Isto porque estimula a autonomia da criança para a vida adulta.

Refeições preparadas em casa tendem a ter menos alimentos industrializados e, por consequência, são mais saudáveis. Por isso, a familiaridade com a cozinha favorece a boa alimentação para as próximas fases do desenvolvimento da criança, além de deixar um legado fundamental para os pequenos se transformarem em adultos independentes no futuro.

A nutricionista, escritora e especialista em consciência alimentar Gabriela Kapim dá uma dica simples para começar: pelo menos cinco cores diferentes no prato. Ela, que também é autora do livro “Socorro! Meu filho come mal” e apresentadora do canal GNT, aborda a relação afetiva que cozinhar em família proporciona.

Veja duas deliciosas receitas elaboradas pela Kapim para os pequenos ajudantes de cozinha!

guacamole

Comida mexicana e de países fronteiriços latinos têm combinações de salgados acompanhados de frutas; abacate, banana e manga são as usuais, uma ótima forma de preparar saladas com cores vibrantes e atrativas para a criançada.

Ingredientes

1/2 unidade de abacate;

1 unidade de cebola roxa picada;

1 unidade de suco de limão;

Azeite de oliva extravirgem;

2 unidades de tomate picado e sem semente;

Salsinha e cebolinha e/ou coentro;

Sal e pimenta.

Modo de preparo

  • Retire o abacate da casca e amasse com um garfo.

  • Pique a cebola, o tomate e as ervas.

  • Misture todos os ingredientes e tempere com as ervas, o sal, a pimenta, o azeite e o limão.

OBS: Na hora de guardar mantenha o caroço do abacate no pote; assim, o creme não escurece.

Hambúrguer

Qual criança recusaria um hambúrguer? Essa receita pode ser uma alternativa ao fast-food de sexta à noite com menos gordura (e mais econômica).

Dicas de acompanhamento: em vez do refrigerante repleto de açúcar, um suco de fruta. No lugar das fritas oleosas, chips de batata-doce no forno não decepcionam o paladar infantil.

Ingredientes

500 gramas de carne moída;

1 cenoura;

1 cebola;

1 fatia de pão de forma integral;

2 colher(es) de sopa de cebolinha;

Sal e pimenta, a gosto;

2 colher(es) de sopa molho de soja light.

Modo de preparo

  • Bata no processador a cenoura, a cebola e a salsinha, separadamente.

  • Refogue a cebola e a cenoura, usando o molho de soja.

  • Esfarele a fatia de pão e junte a carne.

  • Misture todos os temperos e acrescente a carne.

  • Faça bolinhas e amasse-as até conseguir a forma dos hambúrgueres.

  • Leve a chapa bem quente e deixe dourar dos dois lados.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!