Volume
Rádio Offline
Hábitos saudáveis durante o inverno ajudam a melhorar a imunidade
04/08/2020 18:55 em Atualidade

Comer bem e tomar água são hábitos simples, mas que fazem a diferença

Cuidar do corpo durante os meses mais frios é essencial para manter a saúde e encarar bem esta época do ano. Hábitos pouco saudáveis, como alimentação ruim e problemas na hora de dormir, podem acabar refletindo na saúde, com maior frequência de doenças, queda de cabelo, pele seca, entre outros sinais importantes que devem ser encarados com atenção.

 

É normal que a dieta sofra algumas alterações durante o inverno, já que a menor temperatura corporal e a baixa umidade do ar acabam influenciando os hábitos durante essa estação. De acordo com Diogo Cirico, nutricionista esportivo e responsável técnico da Growth Supplements, é importante garantir uma boa alimentação especialmente nesta época do ano, já que a menor exposição à luz solar e menos atividade física podem contribuir para uma redução na imunidade. “Consumam vegetais! Os alimentos pertencentes a esta família são os maiores fornecedores de vitaminas, minerais, fibras, fitoquímicos, entre outros elementos que podem ajudar a saúde, o físico e também o desempenho atlético muscular durante o treinamento físico”, explica. Uma boa variedade no consumo de vegetais é a receita ideal para garantir uma boa saúde durante o frio. Alimentos já conhecidos como couve, espinafre, rúcula, acerola, laranja, goiaba e maca peruana são boas opções.

 

Apesar das recomendações em relação à dieta, é preciso tomar alguns cuidados, já que, de acordo com Cirico, é normal sentir mais fome durante os dias frios. Por isso, mesmo com a vontade de consumir comidas calóricas e mais quentes, que passam uma sensação de “aconchego”, exagerar nunca é adequado. Assim, uma boa dica é substituir comidas pesadas por opções mais saudáveis, como creme de abóbora e caldo de feijão.

A atenção em relação ao consumo de água também deve redobrar, já que é comum diminuir a ingestão de líquidos durante esse período do ano, apesar da importância de se manter hidratado por conta da baixa umidade do ar.

Em relação à prática de exercícios, é comum escutar que se exercitar nas estações mais frias pode colaborar para potencializar o emagrecimento, entretanto, isso é mito. “A temperatura ambiente pode trazer implicações específicas como aumento da percepção subjetiva ao esforço, mas não há nenhum comportamento metabólico específico, nem potencializa emagrecimento e nem potencializaria hipertrofia”, esclarece Diogo Cirico. Ainda assim, fazer atividades físicas é positivo para o corpo e deve acontecer independentemente da estação, mesmo durante os dias frios.

Prestar atenção nos hábitos do dia a dia colabora para reduzir os riscos de doenças respiratórias e alergias, tão comuns durante o inverno por conta do ar mais seco, que gera aumento das partículas de poluição. “Assim, as vias aéreas ficam mais secas, o que nos deixa mais suscetíveis a vírus, bactérias, fungos e demais elementos patógenos”, afirma Cirico. Esse e outros fatores pedem a criação de uma rotina mais saudável, além de maior atenção para a dieta e ingestão de água durante o dia, garantindo uma boa saúde durante o inverno.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
PUBLICIDADE