MENU
Como lidar com o estresse do isolamento social
25/05/2020 17:22 em Atualidade

Organização Mundial de Saúde (OMS) cria documento com orientações para minimizar os efeitos da sobrecarga psicológica

Diante do surto do novo coronavírus pelo mundo, a quarentena e o isolamento social foram adotados em diversos países, inclusive no Brasil, para tentar diminuir a taxa de contágio da doença. Com isso, incertezas quanto ao término da pandemia do novo coronavírus e sobre como será o futuro colaboram para que as pessoas fiquem mais estressadas e sobrecarregadas psicologicamente.

De acordo com estudo feito pela Kaiser Family Foundation, nos EUA, no final de março, 53% das mulheres entrevistadas relataram estar sofrendo de ansiedade e pressão psicológica na quarentena. Entre os homens, a taxa foi de 37%. Para tentar minimizar esses impactos, a Organização Mundial de Saúde (OMS) criou um documento com algumas orientações que podem ajudar no problema, que vão desde dicas para manter o bem-estar até formas de explicar a situação para as crianças.

Veja abaixo alguns pontos principais do documento.

Evite a alta exposição aos noticiários

É comum querer entender tudo o que está acontecendo, principalmente quando há um novo vírus que mudou a rotina de todos em pauta. No entanto, como há novos dados sobre a doença saindo a todo momento, os noticiários irão cobrir o assunto, e isso pode gerar ansiedade sobre o tema.

O ideal é separar um horário do dia para ver todas as novas descobertas e notícias do dia. Também é necessário procurar por fontes confiáveis para se informar.

Mantenha hábitos saudáveis

O consumo de tabaco, álcool ou outras drogas devem ser evitados. Isso porque há pessoas que potencializam o uso para tentar fugir da realidade ou enfrentá-la. A longo prazo, no entanto, isso pode piorar seus problemas mentais e físicos.

Distraia-se

De acordo com o documento, “você é a pessoa que sabe como aliviar o seu estresse e não deve hesitar em se manter psicologicamente bem. Este não é um sprint; é uma maratona”. Ou seja, manter atividades que você gosta, como ver filmes, séries ou cozinhar, pode ser a chave para distrair a mente e evitar ainda mais estresse.

Além disso, é sempre bom consultar um profissional formado em uma faculdade de psicologia. No momento, há diversas iniciativas em que os psicólogos atendem de forma online.

Converse com as crianças e os adolescentes

Passar por este momento sozinho é uma coisa; agora, vivê-lo enquanto tem crianças e adolescentes em casa é outra. Por isso, é importante orientá-los, explicar qual a situação atual – sempre com uma linguagem de acordo com a faixa etária – e distraí-los.

Cuide dos idosos

Como eles são o principal grupo de risco da doença, é essencial cuidar e explicar para eles quais os métodos de prevenção e o porquê deles precisarem ficar em casa.

Tenha empatia

De acordo com a OMS, não é adequado se referir às pessoas como “caso de coronavírus”, pois a definição tende a desumanizar esses cidadãos. No lugar disso, os termos “que têm Covid-19”, “em tratamento contra a Covid-19” e “se recuperando da Covid-19” podem ser utilizados. 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!