MENU
Confira 8 dicas para fortalecer seu sistema imunológico
22/04/2020 11:09 em Atualidade

Melhorar a imunidade auxilia no bom funcionamento do corpo, a preservar a saúde mental e na recuperação de doenças

O sistema imunológico, também conhecido como sistema imune, é composto por um conjunto de órgãos, tecidos e células, que funcionam como uma barreira de proteção contra  bactérias, fungos, vírus e patógenos e previnem o desenvolvimento de doenças. 

Para garantir essa proteção, moléculas e células especializadas, como os anticorpos, agem de maneira coordenada e provocam uma série de reações para combater agentes infecciosos e manter a saúde do organismo. Por exemplo, ao perceber a invasão de substâncias estranhas e contagiosas, o sistema imunológico aumenta a temperatura do corpo para tentar expulsá-las, e essa resposta é o que conhecemos como febre. Mas vale ressaltar que os mecanismos de defesa variam de acordo com o tipo de invasor a qual o sistema imune está exposto. 

A capacidade que a sua estrutura física tem de se proteger é chamada de imunidade, e pode ser inata ou adquirida. A inata está presente desde o nascimento, como a pele e o muco existente no pulmão, narinas, esôfago, entre outros. Quando a resposta inata não é o suficiente para eliminar o risco, a adquirida é ativada para contê-lo. 

A imunidade adquirida é obtida ao longo da vida e é composta por células de defesa – os anticorpos –, que são desenvolvidas ao entrar em contato com microrganismos. Um bom exemplo deste mecanismo é a catapora, que só pode ser contraída uma vez, pois o indivíduo adquire resistência e isso impede que ela se instale novamente. 

Pensando nisso, é importante fortalecer o seu sistema imunológico, através de hábitos saudáveis. Lembrando que blindar a imunidade não garante que você não irá adoecer, mas acelera a recuperação, previne outras enfermidades e melhora sua resistência.

Neste período de isolamento social, devido ao novo coronavírus, os cuidados com a saúde física e mental devem ser redobrados para melhorar o bem-estar e tornar o dia a dia mais tranquilo. Conheça alguns elementos para estimular e fortalecer o sistema imunológico e emocional. 

Alimente-se bem
Pratos coloridos, com porções variadas de alimentos frescos e ricos em nutrientes, melhoram o humor, o rendimento, previnem doenças crônicas, como diabetes e obesidade, e psicológicas, como depressão e ansiedade. 

Ao falar em alimentação saudável, é comum pensar somente em cortar as calorias, mas o ideal é balancear os nutrientes. Por exemplo, os carboidratos liberam a energia necessária para você realizar as suas atividades e estão entre eles os mais simples, ou seja, mais fáceis de serem digeridos, como os açúcares e os mais complexos como fibras e cereais. É aconselhável dar preferência aos carboidratos complexos.

As proteínas fazem parte de todas as estruturas do corpo e auxiliam no crescimento e na defesa do organismo, através dos anticorpos. As comidas que contêm mais proteínas são de origem animal, como carne, leite e ovos.

Os lipídios e as gorduras contribuem no controle da temperatura corporal, já que agem como isolante térmico e protegem os órgãos internos. Também auxiliam na absorção das vitaminas A, D, E e K. Os exemplos de alimentos ricos em gorduras são: óleos, azeites e oleaginosas.

As vitaminas A, B, C, D, E e K são fundamentais na metabolização de carboidratos, lipídios e proteínas. Podem ser encontradas em vegetais e alimentos naturais, porém seu consumo deve ser balanceado, pois o excesso não é benéfico. 

Já os sais minerais como cálcio, ferro, zinco, potássio, sódio, flúor, entre outros não são produzidos pelo organismo, mas desempenham funções vitais em processos como a contração de músculos e a condução de impulsos nervosos, e podem ser achados em mantimentos de origem animal e em vegetais. 

Para ter uma alimentação equilibrada, deve-se evitar produtos industrializados e processados. E, para isso, uma ótima alternativa é fazer uma horta em casa. Além de estimular a criatividade e enfeitar um cantinho da sua residência, os vegetais ficam livres de conservantes e agrotóxicos. Você pode buscar inspirações decorativas, de organização e manutenção em aplicativos como Instagram e Pinterest, e, com o auxílio de vídeos disponíveis na internet, construir sua própria horta com poucos itens, como uma serra circular e pallets. Para quem mora em apartamento, a horta vertical é uma boa dica. 

Pratique exercícios físicos 
A recomendação na quarentena é ficar em casa, mas manter-se ativo é indispensável. Exercícios preservam a saúde física e afastam sentimentos negativos que podem surgir com a reclusão social. 

Você pode criar uma rotina de treino em casa de, no mínimo, 30 minutos, com exercícios básicos que não precisam de nada além do seu próprio peso, como agachamentos, polichinelos e abdominais. Mas, caso queira algo mais elaborado, como dança, yoga ou treinos funcionais, aproveite os conteúdos gratuitos de profissionais de educação física na internet. Praticar atividades físicas ajuda a dormir melhor, libera endorfina – o hormônio da felicidade – e pode te deixar menos ansioso.

 

Dormir bem 
Dormir é tão importante quanto se alimentar e se exercitar. É durante o repouso que o corpo descansa, se regenera, regula as suas funções e elimina toxinas, por isso, a privação de sono aumenta o risco de doenças e impacta o psicológico. É recomendável dormir de sete a nove horas por noite e ficar longe de aparelhos eletrônicos e de fortes luzes, pelo menos, uma hora antes de ir para a cama, para estimular o sono e o relaxamento. Evite também assistir ou verificar notícias que podem despertar tensão e ansiedade pouco antes de deitar.

 

Hidrate-se
A água faz parte de todos os processos do organismo, como digestão, controle da temperatura corporal, eliminação de resíduos e inúmeros outros. Por essa razão, manter-se hidratado é primordial, e o ideal é tomar 35 ml de água multiplicado pelo seu peso por dia. Água com limão e chás, como o de gengibre e de ervas com própolis, ajudam na hidratação

Vitamina D
A exposição ao Sol diariamente por, em média, 15 minutos, sem proteção solar, nos horários de até 10h da manhã e/ou depois das 16h da tarde, ajuda a produzir vitamina D, uma aliada que fortalece o sistema imune. Durante a quarentena, o indicado é tomar Sol nas dependências da sua casa – pode ser pela janela ou no próprio quintal.

 

Laços sociais
Ficar longos períodos fisicamente distante das pessoas que ama pode ser estressante. Por esse motivo, manter o relacionamento com os amigos e familiares neste momento é importante para enfrentar os dias de maneira mais positiva. Afinal, laços afetivos são eficazes para manter o bom humor e a saúde estável. Use a criatividade e a internet a seu favor para se conectar com quem gosta – você pode fazer videochamadas, ligações, chats e até mesmo convidá-los para partidas de jogos online e treinos compartilhados. 

 

Saúde mental
O isolamento, as informações sobre a pandemia e a incerteza de quando tudo voltará à normalidade são fatores que influenciam a saúde emocional, gerando estresse e sensações ruins, que podem se tornar grandes vilões do sistema imunológico. Porém, há maneiras de tentar driblar esses sentimentos, e a maioria está ligada aos seus hábitos. 

O melhor caminho é mandar o estresse para longe. Descobrir e praticar hobbies, ler, escutar música, aprender um idioma e fazer cursos online e artesanatos são algumas das diversas possibilidades. Além disso, há canais e profissionais da área oferecendo ajuda psicológica gratuita remotamente. 

 

Higiene é crucial

Mais do que nunca, a atenção com a higiene pessoal deve ser redobrada. Lavar as mãos, usar álcool em gel, tomar banho assim que chegar em casa e utilizar máscaras são recomendações recorrentes dos órgãos de saúde neste momento de pandemia. Tirar os sapatos antes de entrar na residência e usar luvas são medidas extras que evitam a contaminação de doenças, incluindo o COVID-19.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!