MENU
Os benefícios dos fundos de investimento
06/05/2019 12:21 em Atualidade

Saiba como gerenciar seus fundos investimentos.


Liquidez nos fundos de investimento

A possibilidade de transformar o ativo em dinheiro de forma rápida é chamada de liquidez. A alta liquidez pode ser um  dos atrativos dos fundos de investimento.

Boa parte dos fundos de renda fixa, por exemplo, contam com liquidez alta. Ou seja, eles têm um curto prazo para resgate, que fica geralmente em apenas dois dias úteis.

Os fundos de renda fixa também podem ser apresentados como Fundos DI, por terem em sua composição ativos que remuneram usando a Taxa DI como indexador. Ou seja, pela classificação mencionada acima eles também são fundos de renda fixa.

Também é possível encontrar fundos de ações, multimercado e cambial com liquidez alta. Em todo caso, para saber em quanto tempo terá o dinheiro pelo ativo, o investidor deve considerar o prazo de cotização e o de liquidação: somados, eles determinam o prazo de resgate.

Além disso, embora não seja muito comum, os fundos podem apresentar os períodos de carência descritos abaixo:

Carência Inicial: prazo mínimo a ser respeitado pelo cotista para efetuar resgate a partir de cada aplicação no fundo. 

Carência Cíclica: intervalo de tempo periódico a ser respeitado pelo cotista entre um resgate e outro.

Essas são as informações essenciais sobre liquidez para saber antes de investir, principalmente caso os planos de investimento sejam de curto prazo.

Diversificação com fundos de investimento

Assumir riscos e diversificar os investimentos de forma simplificada é outro benefício dos fundos de investimento.

Considere que o investidor tenha interesse em investir em ativos como ações ou debêntures. Ele poderia fazer isso diretamente adquirindo os ativos. Para isso ele precisará ter conhecimento considerável do mercado financeiro, acompanhar informações macroeconômicas e setoriais, além de saber como funciona a parte burocrática que envolve a emissão e compra desses produtos.

Já ao optar por um fundo de investimento é possível aplicar em ativos como ações ou debêntures selecionados por um especialista, sem ter o custo de contratar um.

Como os demais produtos financeiro, investir em fundos de investimento tem o seu custo. Para tal, é cobrada a taxa de administração. Em alguns casos, um fundo pode incluir  também a cobrança de uma taxa de performance, que é como um prêmio ao gestor por um trabalho que excede as expectativas. Ela é cobrada apenas quando o resultado supera a média do mercado. O processo para compra de cotas de um fundo é simples e pode ser feito por meio de uma corretora de valores.

Em resumo, os fundos permitem ao investidor contar com um especialista cuidando do seu dinheiro por um custo reduzido e de forma simples.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!