MENU
Veja quais foram os destaques do evento SP-Arte 2023
23/04/2023 18:29 em Atualidade

A exposição, que reuniu 168 expositores, teve todos os ingressos vendidos

 

O SP-Arte teve a sua 19ª edição realizada entre os dias 29 de março e 2 de abril deste ano, no Pavilhão da Bienal, localizado no Parque Ibirapuera. O evento foi um grande sucesso, tendo todos os seus ingressos esgotados.

A mostra contou com 168 expositores diferentes do ramo da arte, entre eles galerias de arte nacionais e internacionais, estúdios, editoras, instituições culturais e espaços autônomos. Confira alguns dos maiores destaques do evento.

Vik Muniz

O artista brasileiro participou do evento com sua exposição de título “GIBI”, um projeto em parceria com a Disney Brasil e que faz parte das comemorações do centenário de The Walt Disney Company.

O brasileiro foi convidado para apresentar 7 obras autorais, inspiradas pelos gibis clássicos do Mickey e que refletem sua admiração pelo trabalho de Walt Disney. Com o encerramento da exposição em São Paulo, o projeto será levado para Tóquio, no Japão, para apresentação na galeria Nichido Contemporary Art.

ETEL

A empresa do ramo de design de móveis modernos e contemporâneos comemorou seus 30 anos de atuação no evento. Como parte de sua coleção, a galeria e editora de móveis brasileira reeditou algumas obras marcantes do mercado, como a poltrona Baixíssima, de Oscar Niemeyer, da década de 70, com certificação da Fundação Oscar Niemeyer.

A exposição trazia também novas edições de peças de Gregori Warchavchik e de Jorge Zalszupin.

By Kamy

A companhia realizou uma parceria com a artista brasileira Regina Silveira para a elaboração da coleção Fauna Mix. O projeto, que foi exposto no espaço Lounge do Colecionador, reunia tapetes coloridos com estampas inspiradas por diversas espécies nativas da fauna brasileira, dentre insetos, mamíferos, répteis, anfíbios, aves e outros.

MASP

O conceituado Museu de Arte de São Paulo também foi uma das organizações presentes no evento. A apresentação do MASP tinha como objetivo celebrar os povos indígenas, que, com a curadoria de Adélia Borges, reuniu diversos artigos como cerâmicas, objetos de madeira, diferentes tipos de cestas, adornos de sementes e miçangas de 25 povos indígenas diferentes.

A maioria dos itens era de etnias amazônicas, mas estavam presentes também itens dos Guarani Mbya - originários do estado de São Paulo - e dos Warao - povo da Venezuela que tem se refugiado recentemente no Brasil.

Alex Rocca

O artista e designer, que é uma das maiores referências brasileiras em tapeçaria, apresentou uma nova coleção no evento. Em sua terceira participação no SP-Arte, Rocca divulgou a Série Manto, que conta com nove tapeçarias diferentes, que mesclam a seda e a lã. Em parceria com a Safira Tecidos, o expositor idealizou as peças com inspiração em sua ancestralidade africana e as confeccionou com fibras reutilizadas.

A cidade de São Paulo é um dos maiores centros culturais do país e da América Latina, recebendo visitantes brasileiros de diferentes regiões e de outras partes do mundo. A cidade é um dos principais destinos de viagens de apreciadores da arte e profissionais do ramo, que visitam museus e exposições como essa. De acordo com a organização do SP-Arte, mais de 31 mil pessoas visitaram o evento.

Créditos Imagen: Sailko / Creative Commons

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!