MENU
Aderir ao pilates pode ser um grande aliado no bem-estar físico e mental
14/03/2022 21:22 em Atualidade

Conheça os benefícios deste exercício para alívio de dores e estímulo à flexibilidade

No ano de 1880, foi criado o método de pilates, para estimular os pacientes que tinham muitas dores e que estavam debilitados no pós-guerra. Na Alemanha, o criador desses exercícios foi Joseph Pilates. Ele observou que as molas das camas poderiam ser boas para auxiliar os pacientes, dando uma maior flexibilidade ao corpo, força aos músculos, consciência corporal, juntamente da respiração adequada para a execução dos exercícios. A partir desse momento, foram criados aparelhos com molas para começar a prática em benefício a todos.

Para pessoas que desejam incluir esses exercícios em sua rotina, conheça os benefícios dessa prática.

  • Alívio de dores crônicas.

  • Flexibilidade corporal.

  • Melhora o sono.

  • Postura adequada.

  • Reduz o estresse.

  • Aumenta a densidade óssea.

  • Auxilia na perda de peso.

  • Disposição para atividades diárias.

  • Condicionamento físico e mental.

  • Melhora da concentração .

Por se tratar de exercícios que não utilizam cargas de peso, como em academias de musculação, por exemplo, o pilates tem como objetivo cuidar da saúde mental e corporal do ser humano, trazendo benefícios para a musculatura do corpo e fortalecendo essas regiões, com exercícios que promovem qualidade de vida.

Dentro da prática de pilates, existem dois métodos que podem ser aplicados: o pilates solo e o pilates studio. A diferença entre eles é que o solo tem 34 exercícios, e utiliza-se da força corporal para executá-los. Já o pilates studio tem os aparelhos com molas, que são adaptados para cada pessoa. 

Não há contraindicações para praticar os exercícios de pilates, inclusive a busca tem sido desde atletas que buscam melhoria de postura, idosos com dores crônicas e até mesmo grávidas, que, durante o período gestacional, é fundamental cuidar da saúde e também do bebê. Mas é importante que para iniciar a prática de exercícios seja instruído por um profissional qualificado. Normalmente, professores de pilates são formados na faculdade de fisioterapia, pois assim eles têm maiores conhecimentos do que é benéfico para cada aluno e a melhor forma de estimular os músculos e a postura ideal em cada exercício praticado. 

Portanto, caso deseje começar a praticar exercícios físicos com baixo impacto e com diversos benefícios à saúde física e mental, o pilates é uma ótima opção, aliviando o estresse do dia a dia, melhorando o sono, diminuindo a ansiedade, tonificando os músculos, melhorando a postura, aliviando dores crônicas, além de alongamento e relaxamento. Considere conhecer essa prática e se apaixonar; afinal, cuidar do corpo e da mente é fundamental para obter qualidade de vida.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!