MENU
Como transferir dinheiro para o exterior?
11/03/2022 19:11 em Atualidade

Plataformas digitais facilitam a operação e diminuem os custos, mas ainda é possível realizar a operação com bancos e via Correios também

Quem viaja com frequência para o exterior ou possui parentes que vivem fora do Brasil sabe que a falta da moeda local pode ser um grande problema, ainda mais quando alguns países exigem uma quantia física dela para a permanência na região. Por isso, transferências internacionais podem ser tão necessárias. 


Enviar dinheiro para outro país pode não ser tão simples quanto parece, e, muitas vezes, inclui taxas e custos exorbitantes. Antigamente, era muito mais complicado. O envio de dinheiro via correio era demorado e limitado, e essa forma costuma ser usada apenas quando a pessoa destinatária não tem uma conta bancária, por exemplo. 

 

Agora, com o avanço tecnológico, plataformas digitais surgem diariamente, o que facilita e melhora muito toda essa operação internacional, possibilitando que o processo seja feito via remessa online, simplificando os trâmites e permitindo que o dinheiro seja transferido de maneira mais rápida tanto para pessoas físicas quanto pessoas jurídicas. 

 

Geralmente, com as plataformas digitais especializadas em remessa, é só informar os dados da conta, realizar uma transferência para o site/plataforma mediadora, que converterá o valor, e posteriormente enviar o dinheiro em até um dia útil para a conta de destino. 

 

Além das plataformas digitais, os bancos tradicionais também possibilitam a transferência internacional. No entanto, para realizar esse tipo de transação, é necessário ir presencialmente em uma agência para verificar com o gerente se o tipo de conta aberta permite essa operação. Além disso, as taxas costumam ser mais altas e o envio do dinheiro leva um pouco mais de tempo. 

 

Cotação da moeda impacta no valor final da transferência

 

Quem deseja transferir dinheiro para o exterior precisa ter em mente que enviar ou receber dinheiro entre países é considerado câmbio de moedas. Ou seja, você está transformando seus reais em euros ou dólares, por exemplo, conforme a cotação do dia em que a transferência for feita, o que pode variar muito de acordo com o mercado financeiro – um dia, seu dinheiro pode estar mais valorizado, e no dia seguinte, ele pode se desvalorizar, alterando o montante final que vai chegar lá fora.

 

Outro ponto para ficar atento é que, de acordo com o Conselho Monetário Nacional, quantias superiores a R$ 10 mil, quando forem convertidas em moedas estrangeiras, seja qual for a desejada, devem ser declaradas à Receita Federal.

 

Como foi destacado acima, as opções para transferir dinheiro para o exterior são as mais diversas possíveis e se adaptam ao perfil das pessoas que precisam realizar esse serviço. Apesar das plataformas digitais estarem em ascensão e se destacarem pela praticidade, há quem prefira contar com o apoio dos bancos ou até mesmo via Correios pelo Vale Postal Eletrônico. De todo modo, com a globalização e modernização dos serviços, as pessoas passaram a enviar e receber dinheiro de países e até continentes diferentes em poucas etapas, encurtando as distâncias entre países. 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!