MENU
Primeira CNH: quais os problemas de visão que podem te prejudicar?
22/10/2021 10:15 em Atualidade

Enxergar bem é essencial para poder guiar um volante

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ou carteira de motorista, é o objetivo de muitas pessoas que querem começar a dirigir. Para isso, mais do que frequentar as aulas teóricas e práticas e conseguir ser aprovado no teste de direção veicular, é preciso atender a outros requisitos. O exame de vista é um deles. Enxergar bem é essencial para poder guiar um volante.

Segundo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), os acidentes de trânsito matam 1,35 milhão de pessoas por ano, e o Brasil é o quarto país com mais óbitos decorrentes desses acidentes. Um dos fatores que contribuem para esse número alarmante é o fato de que muitos brasileiros só realizam o exame de vista quando tiram ou renovam a carteira de motorista.

O Conselho Nacional de Trânsito exige que o motorista tenha uma acuidade visual de pelo menos 20/40 (com base na Tabela de Snellen) nos dois olhos e um campo visual de 120 graus. Por isso, quando o candidato possui miopia e astigmatismo, duas condições muito comuns, as chances são maiores de ele ser reprovado no exame de vista.

O astigmatismo é uma imperfeição na curvatura da córnea ou lente do seu olho. Geralmente, a córnea e o cristalino são lisos e curvos de maneira igual em todas as direções, o que ajuda a focalizar nitidamente os raios de luz na retina na parte posterior do olho. Quando isso não acontece, os raios de luz não são refratados corretamente. Os médicos chamam isso de erro refrativo.

A miopia é um distúrbio ocular muito comum em que objetos distantes aparecem borrados, porque suas imagens são focadas na frente da retina. A luz não focaliza corretamente; por isso, as imagens não são claras. É preciso ter muito cuidado, pois pessoas com miopia têm maior risco de desenvolver descolamento de retina.

No entanto, o diagnóstico e o tratamento correto para essas duas condições podem ajudar na obtenção da carteira de motorista. É preciso consultar o oftalmologista com frequência, uma vez que o grau pode aumentar ou podem surgir outros problemas. 

Há muitas etapas para se conseguir a CNH. Além de ser aprovado nos exames teóricos e práticos, é necessário realizar o exame de vista, o exame psicotécnico e o exame toxicológico. Fique atento, siga todos os passos e finalmente consiga a sua carteira de habilitação.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!